PALAVRA E AÇÃO


"Pai, temos o desejo de estar em Você e com Você. Queremos que as nossas palavras sejam as nossas ações. Que as nossas palavras sejam "Sim" e "Não". Não queremos que as nossas palavras caiam no chão. Que haja fruto de tudo aquilo que dissermos”. Façamos aquilo que dizemos para que continuemos na Verdade.

Mateus 5:32-48 nos fala sobre nosso compromisso com nossas próprias palavras. Muitas palavras hoje em dia estão sendo ditas pelas emoções ou para agradar ao homem. Mas Deus quer que falemos e façamos. Palavras e ações estão sempre sendo manifestadas por nós. Mesmo quando nos arrependemos... dizemos "Sinto muito", mas mesmo que nos sintamos mal, precisamos consertar as coisas. Muitas vezes, dizer "Sinto muito" tornou-se apenas uma prática de vocabulário. Não devemos usar essa expressão como modo de reagir, mas que de fato sejamos sinceros e verdadeiros. Nesta passagem, no versículo 37, você vê Jesus nos dizendo assim: “Mas seja a sua comunicação: Sim, sim; não, não." Nós dissemos "Sim" a Deus como se estivéssemos fazendo um voto de casamento. Mas o nosso “sim” se transformou em um "Não". Dizer “Sim” parece ser muito convincente mas é a mesma coisa quando Jesus diz sobre adorar com nossos lábios, mesmo quando nosso coração está longe daquilo que os lábios estão dizendo. Então, isso é um culto da boca para fora, e não um culto baseado em palavras e ações. Ou seja, muitas palavras e nenhuma atitude. Nisso vimos que não há aliança nem com Deus e nem com uns para com os outros. Quando você diz a alguém "Sim", cumpra-o. Quando você diz a alguém “não”, mantenha-se firme, mas pode ser que o seu “não” se transforme em um “sim”. É melhor que isso aconteça do que dizer “Sim” e depois não fazer o que dissemos que iríamos fazer, é melhor ser verdadeiro com relação às intenções do nosso coração.

Quando somos homens e mulheres que honram nossas palavras, as ações sempre se manifestam. As pessoas não cumprem suas palavras, nem para com Deus nem para com o homem. Isso não agrada a Deus. Nós devemos ser pessoas confiáveis - um povo de compromisso. Alguns têm o hábito de não cumprir com suas palavras. Eles não mostram nenhuma ação. Dizemos "Sim" a Deus e aos homens, mas nossas ações manifestam nosso "Não" a Deus e aos homens. Deus quer nos aperfeiçoar nesta área. "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está no céu.", versículo 48. Assim como Jesus era perfeito que sejamos também nós. Jesus não disse: "Sim, eu irei", e nunca foi. Ele era um homem de palavra e de ação.

Deus está falando sobre cumprir a nossa palavra com Ele e com uns aos outros. Por que somos tão rápidos em nos comprometer ou em dizer sim? É porque temos um coração que busca agradar o homem. Mas se na maioria das vezes nossas ações nunca confirmam nossas palavras, então isso faz de nós uma má testemunha. Quando estamos comprometidos com algo, esse algo deve se tornar a prioridade. As pessoas se honram mais do que honram suas próprias palavras. Que seu "Sim" seja sim; e que o seu "Não" seja Não"!

Em Colossenses 3, versículo 17 diz: “Tudo o que fizerdes, fazei-o em palavras e em obras...” e em Colossenses 3:23-24, "E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis a recompensa da herança, porque servis a Cristo, o Senhor." Deus está sempre nos testando e verificando se estamos seguindo nossas palavras. Apenas se sentir mal por quebrar um compromisso não é o suficiente. Devemos fazer de tudo para que na próxima vez que dermos nossa palavra, mostremos também nossas ações! Algumas pessoas não querem se comprometer com nada. Sem aliança. Sem palavras. Sem ações. Jesus nunca foi esse tipo de pessoa, e portanto nós também não devemos ser. Temos de nos tornar como Ele era e é.

Por que Deus nos testa? Para revelar nosso coração. Um coração sem compromisso é um coração sem aliança. 1 João 3:18-19 diz: "Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. E nisto sabemos que somos da verdade, e asseguraremos os nossos corações diante dele”.  Algumas pessoas dizem: "Eu te amo irmã", "Eu te amo irmão", mas quando o amor é testado, elas falham. Não há como amar sem compromisso. Eles amam em palavras e não em ações. Onde houver palavras e ações, frutos sempre serão manifestados! Como podemos ter fé uns nos outros se não somos confiáveis?

Vamos falar sobre arrependimento. As pessoas dizem: "Eu me arrependo", "Eu reconheço meu pecado" e "Sinto muito", mas será que isso é realmente arrependimento? O mundo diz que arrependimento é o ato de pedir desculpas ou pedir perdão pelos pecados e erros. Eles dizem que arrependimento é orar a Deus pedindo perdão. O mundo tem a definição errada de arrependimento se compararmos com a definição de Deus. O mundo diz que arrependimento é estar triste, é estar pesaroso, é dizer “sinto muito”, ou é sentir culpa e estar cheio de vergonha e remorso. Mas não é isso o que a Bíblia e Deus chamam de arrependimento. Arrependimento não é um sentimento. Embora Deus usa nossos sentimentos para nos levar ao arrependimento. Ao mesmo tempo, se nos sentimos mal, mas não corrigimos o erro, o arrependimento continua apenas em palavras e não se torna em ações. Se apenas dissermos: “Sinto muito, me sinto mal, machuquei alguém... isso ou aquilo...” isso se chama tristeza mundana que leva à morte (2 Coríntios 7:10). A tristeza segundo Deus leva à vida e à liberdade. É melhor, claro, ter remorso do que não sentir nada, e vimos pessoas tão frias que não têm nem remorso. Embora o remorso possa nos dar uma sentença mais leve se estivermos diante de um juiz mundano, mas isso não move Deus.

Deus é simples! Isso é como realmente o arrependimento é aos olhos de Deus: deixar o pecado e dedicar-se a endireitar a própria vida; reorganizar todo o seu modo de pensar, de sentir e se alinhar para abandonar o que está errado; é estar indo numa direção, parar, voltar e não fazer mais o errado – assim é quando nos humilhamos... Então sabemos que estamos limpos. O verdadeiro arrependimento realmente mostra as ações. João Batista diz: "Produza frutos dignos de arrependimento", Mateus 3:8. Traga palavras e ações, os frutos são a mudança. É o amor a Deus que nos leva ao arrependimento. Nós O amamos tanto que corremos para nos arrepender. Não é apenas uma questão de se sentir mal. Amamos tanto a Deus que mudamos nossos caminhos e buscamos o Seu poder para nos mudar – esse é o poder da cruz.

Leia 2 Coríntios 7:1-11. No versículo 9, Paulo diz: “Agora me alegro, não porque fostes contristados, mas porque vos entristeci para arrependimento” Sentir tristeza não é o suficiente. Devemos estar contritos para o arrependimento e mostrar através de atitudes! Apenas pedir desculpas não é suficiente para manter nossa palavra! Devemos desejar matar tudo o que está nos matando ou nunca manifestaremos as ações. Se as raízes não forem arrancadas, os frutos sempre voltarão. Paulo procurava contrição para arrependimento. Não é apenas uma questão de sentir tristeza, mas tristeza gerada pelo arrependimento. A tristeza mundana deixa você louco por não seguir seus votos, suas palavras, ou por não realizar nenhuma ação da qual você disse. A tristeza do mundo traz a morte, mas a tristeza segundo Deus opera o arrependimento para a salvação! O verdadeiro arrependimento tem os frutos de quê? Liberdade, alegria, justiça!

Hebreus 12:8-17 fala sobre santidade que significa ser separado. Se você diz "Sim", cumpra-o; Se você disser "Não", cumpra-o. E se você não conseguir manter ambos, você deve mostrar frutos de arrependimento. Mate o que está matando o seu compromisso com Deus e com os homens! Quando você se arrepende, Deus limpa a sua consciência. Tudo o que você fez de errado desaparece! Não precisa mais ficar dizendo "Desculpe" o tempo todo. As pessoas que não se arrependem criam raízes de amargura. Elas são contaminadas por essas raízes. Esaú não encontrou lugar para arrependimento. Ele sabia que estava errado, mas suas palavras estavam cheias de tristeza mundana e cheias de lágrimas, mas nenhuma ação. O diabo nos faz pensar e sentir que fizemos o que era necessário fazer, mas não há frutos. É como um band-aid que cai mais cedo ou mais tarde. E depois, o nosso coração manifesta que de fato não mudamos a nossa mente ou de direção. Estávamos apenas sendo emocionais, e simplesmente odiamos esse sentimento de estar longe de Deus bem como as consequências que isso trouxe, mas não há mudança.

“Pai, ajude-nos a manter nossos compromissos com Você e com o Seu povo. Que o nosso
Sim” seja sim e o nosso “Não” seja não. Ajude-nos a ser um povo de compromisso. Ajude-nos a ser transformados à sua imagem. A bondade de Deus me leva a me arrepender por dizer apenas palavras e não mostrar atitudes. Obrigado, Pai. Nada pode ser feito sem Seu sangue e sem Você. Quando fizermos nossa promessa a Você e ao Corpo, ajude-nos a cumpri-la. Você nunca quebrou sua aliança comigo. Pai, tudo que eu quero é um relacionamento com Você! Que isso esteja no meu âmago: ser uma pessoa de palavras e ações! O filho pródigo caiu em si. Isso significa que ele se arrependeu. Voltou para a casa do pai, mudou de rumo, apesar de se sentir horrível com a situação que suas escolhas o levaram, ele voltou-se para Deus e para o lugar de onde partiu: aquele lugar de justiça, paz, segurança, e a vida abundante que Deus tinha para ele. Suas palavras mostraram seus atos! Pai, nós voltamos para o lugar onde vamos amar Você e as pessoas em palavra e em verdade, em palavras e ações! Amém".

Por- Shane W Roessiger

ASSISTA AO VÍDEO: https://youtu.be/biULdPWEjAI

MENSAGEM EM INGLÊS: https://www.facebook.com/HotHouseofTruth/posts/2513283392142161

BAIXE LIVROS GRÁTIS: https://www.hothouseoftruth.com/free-book-download/


Comments (0)


Add a Comment





Allowed tags: <b><i><br>Add a new comment: